Brasil & Mundo

Kit intubação é aprovado como alternativa para internados com Covid-19

Ventiladores pulmonares são aprovados em ensaios de desempenho e segurança
Ventiladores pulmonares são aprovados em ensaios de desempenho e segurança |  Foto: Agência Petrobras
Agência aprovou alternativas para intubação de pacientes com Covid-19. Foto: EBC

Anvisa aprovou, nesta terça-feira (30), a comercialização de medicamento utilizado no chamado kit intubação. A novidade é que esse é o primeiro medicamento autorizado apenas com notificação, conforme previsto na RDC 484/2021.

Fabricado pela União Química, o medicamento tem como princípio ativo o besilato de cisatracúrio. É um bloqueador neuromuscular injetável, de uso hospitalar, utilizado na sedação para intubação de pacientes acometidos de Covid-19.

A notificação foi realizada na segunda-feira (29) e publicada nesta terça.

Entenda

A Anvisa publicou, no dia 19 de março, resolução que dispõe sobre os procedimentos temporários e extraordinários para a autorização, em caráter emergencial, de medicamentos utilizados para intubação de pacientes com Covid-19. A medida vale para anestésicos, sedativos, bloqueadores neuromusculares e outros medicamentos hospitalares usados para manutenção da vida de pacientes.

O objetivo foi manter o abastecimento regular dos medicamentos utilizados no processo de intubação. A autorização da comercialização de tais produtos passou a ser realizada por meio de notificação, que é uma simplificação do registro.

Para auxiliar as empresas, a Anvisa publicou listas orientativas:

Lista de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA) já autorizados em outros processos.

Especificações de qualidade, método de esterilização e excipientes já utilizados em outros produtos.

Orientações sobre o informe técnico que deve acompanhar os produtos contendo informações e orientações necessárias aos profissionais da saúde.

< Kaia Gerber na décima temporada de American Horror Story Concursos suspensos em São Gonçalo <